sexta-feira, 29 de outubro de 2010

De professor para professor: Vale a pena ler!

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Avaliação do texto escolar: Professor - leitor/ Aluno - autor
Maria da Graça Costa Val (et. al) Belo Horizonte: Autêntica Editora/ Ceale, 2009 (Coleção Alfabetização e Letramento na Sala de aula)

 Este livro, editado pela primeira vez em 1998, traz uma excelente contribuição para o professor que trabalha com a produção de texto em sala de aula. Portanto, trata-se de um livro-aliado para o professor alfabetizador bem como para o professor de Língua Portuguesa.
O livro foi dividido em 5 capítulos cujas leituras progressivas são complementares, pois todos os capítulos tratam do tema, a correção do texto produzido pelo aluno-autor, de forma articulada.
No primeiro capítulo são apresentadas as questões básicas sobre a produção e avaliação do texto escrito: “Por que e para que avaliar?” O objetivo é dimensionar o papel do professor,leitor de textos feitos pelos alunos, autores de textos.
No segundo capítulo, “O texto escrito na escola: avaliação escolar”, as autoras tratam de responder às perguntas, “O que e como avaliar?” Situando o leitor do livro em relação à concepção de linguagem, as relações entre oralidade e escrita e as fronteiras entre forma e conteúdo.
No terceiro capítulo “A subjetividade na interação autor/texto/leito” é abordado um conceito importante no processo de avaliação: a subjetividade do aluno e do professor. Esse capítulo é uma forma de redimensionar o trato dado ao texto do estudante pelo professor.
O quarto capítulo “O Projeto de avaliação de textos escolares(...)” nos é apresentado um relato da experiência de correção textual feita com uma amostra significativa de textos frutos de uma avaliação feita pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
No ultimo capítulo “Algumas indicações com o trabalho com a escrita(...)” nos é apresentado algumas possibilidades para a implementação do trabalho de correção textual em sala de aula.

Todos os capítulos são muito bem escritos, com uma linguagem limpa, livre de muitas citações que quando feitas no corpo do texto, por vezes, são cansativas. A seguir apresento uma parte do meu entendimento sobre o capítulo 2, cujo objetivo foi responder-nos sobre o que avaliar e como.

A escola, os professores têm, desde sempre, a tradição de ao corrigir um texto escrito pelo estudante, privilegiar a correção gramatical sobre a correção do conteúdo.
A partir dos anos 80, do século XX, depois dos novos estudos literários, houve uma mudança nesse quadro e passou-se a privilegiar o conteúdo em detrimento da forma; porém alguma incerteza, ou várias, pairavam no ar. Alguns professores não tinham certeza quanto a abrir mão totalmente das correções gramaticais, outros acreditavam que a normatividade imposta ao estudante se constituiria em uma medida antidemocrática e inibidora da expressão individual. Qual postura seria a mais adequada? Para as autoras do livro nenhuma das duas, pois as duas posturas são extremas.
A concepção da língua que o professor tem é que norteará o tipo de correção que fará. O ideal é levar em consideração a língua como um sistema integrado pelos níveis de organização gramatical, semântico e discursivo.
As autoras sinalizam que a produção textual integra 3 dimensões  diferentes: 1- dimensão da situação: para produzir o estudante deve levar em conta o contexto comunicativo, a proposta, e pensar em ( quem fala, para quem, porque, onde, quando...) 2- dimensão cognitiva: pensar o tema do texto, nos conhecimentos prévios que tem numa combinação que faça gerar novas idéias lógicas, coerentes e interessantes.
3- dimensão da verbalização: momento de expor as idéias que tem de modo coeso e coerente com a proposta textual. O estudante vai escolhes como falar/ escrever. Essas dimensões nãos estão soltas na cabeça do estudante, ao contrário, devem se articular para que a produção atenda a proposta. As autoras sugerem que o trabalho do professor em relação à correção textual deve se guiar pela explicitação ao estudante de cada dimensão, de modo que nada seja intuitivo para o professor ou para o estudante. Quer saber mais? Então pegue o livro!

2 comentários:

  1. Encontri esse Blog procurando por esse livro. Achei a postagem bem legal. O livro é muito bom mesmo! Eu vou comprar!
    Valeu a indicação.
    Abraço!

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  2. É um livro indispensável para o professor que se pergunta por conceitos mais explícitos quanto a correção de textos feito por seus alunos.
    Valeu a visita, volte sempre!

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