domingo, 24 de outubro de 2010

Multiplicando saberes: A Cor da Cultura


As professoras Tânia e Kelly realizaram, na escola, no dia 23/10/2010 a multiplicação do projeto A Cor da Cultura . Foi um encontro proveitoso do ponto de vista didático-pedagógico, foi também delicioso do ponto de vista culinário e extremamente frutífero pensando na realização de novas estratégias e práticas em sala de aula com a temática étnico-racial.
É preciso registrar a pronta colaboração da direção da escola. Assim que foi apresentada, para a diretora Mônica, a proposta de repassar aos colegas os conteúdos teórico-práticos apreendidos durantes as primeniras 24 horas de formação, houve uma pronta aceitação e apoio às professoras.

O trabalho de repasse da formação foi realizado da seguinte forma:
Oficina educativa - A cor da Cultura*
Falando e pensando sobre África: entre a teoria e a prática
Para refletir...
A constatação de que vivemos em uma sociedade marcada pelas diferenças é o primeiro passo que precisamos dar em direção ao deslocamento. A proposta de dividir com o grupo de educadores desta escola a formação A Cor da Cultura propõe justamente que nos desloquemos do nosso lugar, por vezes marcado pelo silêncio, e construamos uma postura em relação às diferenças, nesse caso as diferenças étnico-raciais.
Discutir questões como essa é sempre um desafio, pois vamos entrar em uma temática que toca não só em noções ligadas a justiça, ética e cidadania, mas também em subjetividades, afetos, emoções, idéias conscientes e inconscientes a respeito do outro; esse outro que está do seu lado, que está nas ruas, e principalmente em sua sala de aula.
Eu tomo o questionamento da professora Nilma Lino Gomes para que pensemos um pouco mais. Que caminhos poderíamos seguir para construir uma educação que considere a raça uma questão que merece um trato pedagógico e um lugar de destaque nas nossas práticas educacionais? (GOMES, 1999)
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*A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre Canal Futura, CIDAN,  SEPPIR, MEC, Fundação Palmares, Petrobras e TV Globo.
Referência:
GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In:Racismo e anti-racismo  repensando nossa escola /Eliane Cavalleiro (orgs.) São Paulo: Summus, 2001
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Oficina educativa
8:00 – 9:30 Início
Etapas da atividade:
1-      Apresentação da proposta – exibição das fotos da formação
2-      Sensibilização sobre o tema.
Os participantes serão convidados a fazer uma reflexão sobre os conceitos e concepções sobre a África, a partir das discussões fomentadas pelo material didático do Projeto A Cor da Cultura.
·         Os participantes serão orientados a elaborar um cartaz com palavras que lhes vêm a mente quando falamos em
      África. O que você pensa sobre a África?
3-     Exibição do vídeo (DVD nota 10).
4-    Diálogo para a socialização entre os participantes sobre a atividade realizada.
9:30 – 9:50 Café afrobrasileiro
9:50 – 10:20
6-      Leitura do texto: “Em busca da cidadania plena”, de Azoilda Loreto daTrindade
7-      Os participantes serão divididos em grupos e, cada grupo, será orientado a discutir um conceito. Tendo discutido e assimilado tal conceito será solicitado que os grupos pensem em atividades possíveis, um planejamento pedagógico que contemple atividades que envolvam o desenvolvimento daquele conceito.
10:45 - Socialização das propostas pedagógicas
11:00 – 11:20 - Fechamento com Hino da África


Materiais do Kit A Cor da Cultura



Participação atenta


Degustando africanidades
Repassando

Bolando aulas
Agradecemos a colaboração de todas as professoras que participaram do encontro, em especial Adélia e Elenice . A primeria porque nem precisaria estar na escola no sábado, mas esteve! Á segunda por proporcionar beleza estética e gastronômica ao nosso encontro.
Agradecemos também a Erica, Luciane, Rejane e Beth, anjos da escola.
Ainda será postado aqui os planos de aula, criandos pelas duplas de professoras, sobre os valores da cosmovisão africana.

6 comentários:

  1. Colegas, foi um bom encontro , interessante, reflexivo e também prazeroso e degustativo. Deu até para sentir uns sabores de África. Estou certa de que as pessoas são portadoras de outros saberes, ou até mesmo sobre esse mesmo tema que poderiam ser partilhados.Circularidade...Quem quer repassar seus conhecimentos? Estou disposta a participar e aprender, sempre! forte abraço! Kelly

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  2. Parabéns as professoras Kelly e Tânia pela forma dinâmica e criativa de apresentar na escola o Projeto Cor da Cultura. Acredito que colheremos ótimos frutos.
    Abraços,
    Rosalia.

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  3. Educadoras/es da Maria do Carmo, grande é o meu orgulho em saber que tenho colegas de profissão tão comprometidas/os e principalmente, que realizam uma educação no respeito à diversidade. Saibam que trago esta instituição no meu coração! "Sou puxa saco mesmo!" Abraços carinhosos!
    Junior Diniz
    CECAD/SEDUC

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  4. Mais uma vez tenho o prazer de parabenizar a equipe de educadoras(es) da Escola Maria do Carmo Orechio. São professoras e professores como vocês que dignificam nossa profissão e nos dão a certeza de que uma educação de qualidade com respeito aos sujeitos e valorização da diversidade é possível! Contem sempre com o nosso apoio e, principalmente, nossos aplausos!!!
    Um grande abraço a todas(os).
    Juliana Diniz
    Assessoria de gênero, sexualidade, etnia e raça
    SEDUC

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  5. Meninas, parabéns pelo trabalho!!!
    Abraços,
    Ana Lúcia

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  6. Cumprir com o dever de educar para a diversidade é uma tarefa de todos os educadores brasileiros. Nosso passado racialista ainda lateja nos dias atuais. Mas, as mudanças estão em curso e isso nos motiva!
    Agradecemos o apoio!
    Kelly e Tânia

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