Sem medo de pecar por falsa modéstia podemos dizer que a Feira de Cultura deste ano foi uma explosão de originalidade, imaginação, inventividade e intelectualidade. Presenciamos demonstrações incríveis de que na sala de aula é possível abordar temáticas relacionadas à cultura africana afrobrasileira e indígena de forma a criar um ambiente que seja transformador, por isso, potencialmente educativo. As temáticas trabalhadas abordaram os principais aspectos das cultura negra e indígena como a textura do cabelo, a cor da pele, as expressões corporais, habitação, etc. Os trabalhos foram cuidadosamente expostos e muitos apresentaram verdadeira articulação temática e estética. O resultado de tudo isso não se esgota nos produtos apresentados, vão muito além, se apresentam nas mudanças de comportamento dos estudantes e docentes frente ao outro, principalmente no sentido de valorização. O que foi feito na escola no dia 20 de novembro tem haver, como foi nossa intenção, com a afirmação de povos e culturas ainda marginalizada, mas que começam a ser vistas com outros olhos, com outros sentimentos. E o mais importante é que somos nós, a escola, agentes dessa transformação. Podemos afirmar que demos mais um passo rumo à construção uma escola ética, democrática e inclusiva.
 |
Preparativos |
 |
Preparativos |
 |
Abertura da Feira: professor Rodrigo |
 |
Abrir com chave de ouro |
 |
Capoeira |
 |
Dança teatralizada |
 |
Dançando com o segundo ciclo |
 |
Culturas indígena |
 |
Painel de textos |
 |
Índios e africanos |
 |
Professora Carminha e um belo trabalho de ilustração |
 |
Os birotes das Bintous |
 |
Autoretrato: nossa escola |
 |
Elemento da cultura Hip-Hop: grafite |
 |
Grafite: arte |
 |
Beleza negra |
 |
Cabelos de Lelê: sensação de movimento |
 |
Imaginação e criatividade |
|
Adélia P., Martinha, Valéria e nossa irmã Preta.
Ao todo foram feitos mais de 400 registros... |
É isso que me faz sair de casa todos os dias! Eu acredito na nossa escola!
ResponderExcluirCarminha, adorei a bonequinha, vc brilhou!!!!!
ResponderExcluir