sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Entrevistas e trabalho de campo no Museu de Artes e Ofícios: O mundo do trabalho

Joyce e "O mundo do trabalho"

Entrevista com a diretora Mônica sobre sua história de vida
relacionada ao trabalho



Entrevista com a assistente escolar
Silvana, patrimônio da escola
No dia 4 de novembro, a turma da amizade, sala 2, turno da tarde, teve o prazer de conhecer um espaço cultural muito importante para a história dos antigos ofícios brasileiros, o Museu de Artes e Ofícios. A visita foi a culminância do projeto "O mundo do trabalho". O projeto contou com ações também dentro da sala de aula. Entrevistamos a diretora da escola e uma assistente escolar para saber um pouco sobre as atividades realizadas por essas pessoas na escola. O objetivo principal do projeto foi levar os alunos à reflexão sobre o universo do trabalho a partir do estudo de textos, de pesquisas, das entrevistas e do contato com o acervo do museu, da observação e apreciação de seus diversos objetos.
 Ir ao cinema, a museus e exposições não é simplesmente um ato "ilustrativo" do conteúdo dado em sala de aula. Museus são locais com grande potencial educativo, onde é possível ter contato com obras de arte originais, além de uma verdadeira noção do que é patrimônio histórico e cultural.
acervo do museu consiste numa rara e valiosa coleção de cerca de mais de 2.200 peças reunidas ao longo de décadas e doadas ao patrimônio público federal pela empreendedora cultural Ângela Gutierrez, dando continuidade ao trabalho iniciado há mais de 50 anos por seu pai, o engenheiro Flávio Gutierrez.
A coleção apresenta ao público as tecnologias de produção que deram origem a muitas das profissões contemporâneas. São peças que permitem aos visitantes fazer uma empolgante viagem aos fazeres, ofícios e artes dos últimos três séculos. São objetos de grande, médio e pequeno porte, confeccionados em madeira, ferro, couro, cerâmica – desde um alambique até minúsculas formas para confecção de jóias. Vale a pena conferir.

Turma da amizade


Perguntas...

Ofício da mulher
Barbeiro cirurgião

Objetos bem pequenos


Nenhum comentário:

Postar um comentário