terça-feira, 16 de novembro de 2010

A escola convida para Feira de Cultura - Diversidade: herança ancestral

“Foi desindianizando o índio, desafricanizando o negro, deseuroperizando o  europeu  e  fundindo suas  heranças culturais que nos fizemos. Somos em conseqüência, um povo síntese, mestiço na carne e na alma, orgulhoso de si mesmo, porque entre nós a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Um povo sem peias que nos atenham a qualquer servidão, desafiado a florescer, finalmente, como uma civilização nova, autônoma e melhor." (Darcy Ribeiro).
        O povo e a cultura brasileiros descendem de uma mistura plural de raças que lhe deu raízes. Colonizadores portugueses, índios e africanos constituíram a base da nossa formação étnica. Colonizadores franceses e holandeses também passaram pelo Nordeste do Brasil.
        A imigração começou oficialmente quando o Rei D. João VI promulgou a lei que permitia a posse de terras por estrangeiros, em novembro de 1808, cujo objetivo era facilitar a ocupação do Sul do País para, assim, branquear a população que, majoritariamente era negra e evitar a invasão dessas terras por castelhanos.
         No entanto, foi a partir do início do século XX que massas de imigrantes alemães, italianos, poloneses e japoneses acrescentaram novos elementos ao processo dessa mistura plural. Os brasileiros são, talvez, o povo mais miscigenado racialmente.
        O processo de miscigenação é intenso desde o início da colonização. Já que era pequeno o número de mulheres brancas entre os colonizadores, estes se relacionavam com índias ou negras escravizadas, muitas vezes à força. Essa miscigenação dá origem a outros tipos étnicos como o mulato, o caboclo e o cafuzo. Os imigrantes que vieram mais tarde para o Brasil, apesar de terem se estabelecido em comunidades fechadas, também tiveram papel importante na formação da IDENTIDADE BRASILEIRA. Identidade essa flexível, por isso, sujeita a reelaborações constantes, inclusive nas salas de aula, nó pátio, nas festas e feiras escolares.


Sendo a escola o espaço aberto para discussão e formação  dessas   várias  identidades sócio-culturais, nós estudantes e professores da Escola Maria do Carmo Orechio, convidamos toda a comunidade para prestigiar  a nossa feira de cultura.
  DIA: 20-11-2010 
    HORÁRIO: 9:00  as 11:00 hs

LOCAL:  ESCOLA MUNICIPAL  MARIA DO CARMO ORECHIO
Rua: Hércules –  s/n

4 comentários:

  1. Parabéns professores, estudantes e funcionários pela brilhante Feira de Cultura realizada dia 20/11/10.
    Vocês são pessoas espetaculares e muito especiais.

    ResponderExcluir
  2. Estou realmente encantada com todos os trabalhos apresentados na nossa Feira.

    Muito Axé para todos...

    ResponderExcluir
  3. Cheguei na maior correria, estressei... mas deu tudo certo. Achei lindo o trabalho sobre os tecidos africanos, as literaturas trabalhadas, a capoeira, as ilustrações, que maravilhas. E o fogão à lenha da Adélia e da Patrícia? Boniteza!
    Acho que um tema único nos dá a possibilidade de criar um caleidoscópio cultural. Palmas para nós!

    ResponderExcluir
  4. também fiquei encantada com a diversidade dos trabalhos apresentados.Parabéns a todas!Valéria

    ResponderExcluir