quarta-feira, 10 de agosto de 2011

CONHEÇA UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA...



BIOGRAFIA


Nome: Maria do Carmo Orechio






Data de Nascimento: 08/02/1964
País: Brasil
Naturalidade: Pitangui


Maria do Carmo Orechio nasceu em Pitangui no dia 08 de Fevereiro de 1964. Aos 7 anos de idade mudou-se com sua família para a cidade de Contagem residindo no Bairro Maria da Conceição. Casou-se com o senhor João Orechio, que ainda é vivo. Com ele teve três filhos Kelly Cristina Orechio, Kessya Orechio e Paulo Ricardo Orechio. Tinha prazer em dedicar-se à família e o seu desejo de realização era ter um “filho homem” e ver sua filha na faculdade, desejos os quais foram realizados antes de seu falecimento.

Formou-se em Pedagogia pela antiga faculdade FAFI-BH, situada no Bairro Lagoinha em Belo Horizonte. A primeira escola em que trabalhou em Contagem foi a Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos, em seguida trabalhou na Escola Municipal José Lucas Filho e por fim atuou como supervisora na Escola Municipal Ápio Cardoso, onde era muito querida pela comunidade.

Era uma pessoa de atitude rígida, mas ao mesmo tempo era carinhosa com a comunidade escolar de Nova Contagem. Assumiu a direção da Escola Municipal Ápio Cardoso de 1999 a 2000. Defendia valores como respeito, responsabilidade e amor ao próximo e tentava mostrar à comunidade local a importância destes valores. Era carismática e de bom coração, uma das poucas diretoras que naquela época defendia os funcionários contratados e quando faleceu estava organizando a Escola Municipal Ápio Cardoso.

Conta sua irmã Selma Ferreira da Silva, três anos mais velha, que Maria do Carmo Orechio morreu aos 39 anos, em março de 2003. Segundo sua irmã, Maria do Carmo foi para a cidade de Pompeu passar o feriado de Carnaval para descansar. No dia da sua morte levantou cedo e começou a realizar os afazeres de casa. Na hora do almoço pediu aos seus filhos menores para guardarem as Galinhas de Angola, pois o tempo estava se fechando e armando chuva. Neste dia não choveu, mas ocorriam trovões e raios com muita força e Maria do Carmo Orechio foi atingida por um destes raios na varanda da casa.

Por ser querida pela comunidade de Nova Contagem, o prefeito da época Ademir Lucas, a homenageou dando o nome de Maria do Carmo Orechio a uma escola construída à rua Hércules, S/N, abaixo do antigo Curumim, hoje Educart. Hoje a Escola Municipal Maria do Carmo Orechio é referência em educação na região.







2 comentários:

  1. Que saudade me deu da DuCarmo! Que diretora espetacular!

    ResponderExcluir
  2. Trabalhei com ela no Ápio Cardoso. Aprendi muito! Humana e exigente quando deveria ser.

    ResponderExcluir